top of page

As Quatro Direções



Na visão da Roda Medicinal dos nativos norte-americanos, cada direção cardeal tem um Espírito Guardião. Esses espíritos são responsáveis pelos ensinamentos do tempo, estações e dos poderes de cada direção. Nos mostram os verdadeiros talentos e o caminho para caminharmos em beleza na Mãe-Terra.


As quatro direções são cultuadas também em diversos sistemas mágico-religiosos. Na magia das pirâmides, que são orientadas para o Norte. Muitos meditam de frente para o Leste.


Várias culturas xamânicas evocam os poderes das quatro estações, onde marcam os solstícios e equinócios.


O movimento que o sol faz é a primeira lição para nosso nosso estar no mundo. Primeiro, ele nasce a LESTE e se põe a OESTE. É como se a energia masculina fosse ao encontro da feminina e vice-versa.


Como se situa a natureza com as qualidades do espírito, coração, mente e corpo, identificando seus elementos e como vamos usufruir, interagir com esses movimentos?


LESTE

Elemento: Fogo

Cor: Vermelho

Corpo: Espiritual

Sol

Masculino

Dia

Visão/ Observação à distância

Observar antes de investir energia

Águia/Condor/Gavião/Falcão


O primeiro é o LESTE que é o Sol, a energia do dia, a energia masculina, cujo elemento é o fogo que da força ao espírito.


O animal é a águia, condor, gavião, falcão, a coruja branca. A águia é a clareza, a visão, o objetivo e o foco. Ela voa e, antes de se envolver em qualquer situação, temos que olhar bem, ter certeza absoluta de que é aquilo que queremos. A águia escolhe sua presa e faz um mergulho seguro. Ela nos ensina uma lição: primeiro se afaste da situação para visualizá-la.


OESTE

Elemento: Ar

Cor: Preto

Corpo: Mental

Lua

Feminino

Noite

Instrospecção/Análise/Avaliação

Preparação interior/Confrontar os limites

Perceber as barreiras e os sabotadores mentais

Ursa Negra/Lagarto/Tatu/Morcego


O segundo movimento é o OESTE, onde está a Lua, a energia da noite, a energia feminina. O elemento é o ar que dá força à mente. Uma qualidade do ar é que ele fica preso ao peito, cujo centro é ocupado pelo coração.


O animal é a ursa negra, a coruja, o morcego, o tatu e a pantera. A introspecção, a ursa negra, é a professora dessa direção. Os ursos, quando entram em período de hibernação, ingerem tudo que gera gordura para, nesse período, terem os nutrientes necessários para que, quando acordarem, tenham a capacidade de ainda buscar alimento.


Sua lição: mostrar a necessidade de se preparar para seguir um caminho, enfrentar os medos, traumas, limitações, tudo que o está impedindo no seu processo. Enfrentamos nossos demônios, nossas sombras, nossos padrões e aprendemos a enxergar isso. Há animais que circulam de LESTE a OESTE, como o lagarto.


SUL

Elemento: Água

Cor: Amarelo

Corpo: Emocional

Criança

Brincar/Autenticidade/Pureza

Deixar máscaras e rótulos/Conectar com a verdadeira essência

Livre arbítrio/Reconhecer Deus dentro de mim

Coiote/Lobo/Onça/Lontra/Esquilo/Golfinho


O terceiro movimento encontra-se no SUL, onde se localiza a energia da criança. O elemento é a água, que dá força ao coração, ao plano emocional. Os animais são: o lobo, o coiote, a lontra, o golfinho. Animais brincalhões. É onde descobrimos o nosso potencial, o que precisamos fazer para assumir sem medo. É o momento de quebrar rótulos, romper paradigmas. O que se quer ser? Se é resultado do pensamento dos amigos, dos pais, da sociedade, dos outros, ou resultado do seu próprio mental?


O Sul é o lugar onde se joga uma pedra no espelho e se vê as várias faces das quais somos feitos para, no meio delas, descobrir a nossa face essencial. Qual delas é o EU SOU? Temos acesso, portanto, à autenticidade, ao nosso potencial. Assume-se, no Sul, aquilo de que se gosta, aquilo que se quer para si mesmo: nossos verdadeiros talentos.


NORTE

Elemento: Terra

Cor: Branco

Corpo: Físico

Segurança/Determinação/Firmeza/

Respiração/Concretização

Acreditando no potencial/Tornando lei meu direito de ser feliz

Búfalo Branco/Alce/Touro/Cavalo


O quarto movimento é o do NORTE, a energia do sábio/velho. O elemento é a terra que dá força ao físico/corpo. Os animais são o alce, o búfalo, o cavalo, o gamo “animais que caminham fixo nas quatro patas”. É onde se aprende a ser seguro, andar em segurança. É o momento no qual se sabe o que se quer, sabe-se quem se é, se está pronto para dar o mergulho da águia, atingir o objetivo. Aí, circula-se e aprende-se com os professores - com várias características sutis: um gesto, um amigo, um erro, um acerto, uma planta, um pássaro, um mestre.


Sabe-se o que se quer e aprende-se a se preparar para o mergulho da águia - ir para o leste e depois circular. Estar sempre aprendendo com essas direções.


© 2020 por Canaliza Digital.Todos os direitos reservados.

  • Aos Filhos da Terra
  • Sthan Xannia
bottom of page