Durante 20 dias peregrinaremos em lugares sagrados do México compartilhando experiências, medicinas, rezas com as tradições Pur'hepecha, Wixárrika, Mexica, Totonaca e do norte do continente. Conheça um pouco mais sobre os lugares sagrados a seguir.

Cidade Do México

 

Cidade do México é o maior centro urbano do país, e o principal centro comercial e economico  político e academico juntamente com a moda e cultura.

 

É uma das maiores metrópoles do mundo e também um dos mais interessantes. A cidade foi fundada pelos astecas no centro do Vale do México com o nome do México-Tenochtitlan em 1325.

 

Cidade do México tem uma identidade muito original, o produto de uma fusão onde a modernidade coexiste com tradições ancestrais que ainda sobrevivem entre os seus habitantes.

 

https://youtu.be/AkS7xJ9OET0

 

https://youtu.be/M6U2Q_xgXHE

Puebla

 

Puebla de Zaragoza, oficialmente conhecida como Heróica Puebla de Zaragoza, é a quarta maior cidade do México. Ela está localizada em Puebla vales cercados por quatro lados de montanhas e vulcões do transversal Neovolcanic.

 

Protegida por vulcões, Puebla mistura harmoniosamente histórias, gastronomia,  passado colonial com uma face moderna.

 

O centro histórico é Patrimonio Mundial da UNESCO pela UNESCO

A capital do estado de Puebla encontram-se jóias arquitetônicas coloniais, espaços modernos, cozinha requintada e sítios históricos.

 

https://youtu.be/foFClEXFDVM

 

 

 

Cholula

 

Cholula, é uma das Cidades mágicas do México, é considerada a cidade mais antiga da América. Sua fundação remonta a 500 aC. Ela se orgulha de ter a maior pirâmide do mundo com base, com cerca de 400 mts. de cada lado.

Por sua vez, Cholula é famosa por suas igrejas. Diz a lenda que tem 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Destaca-se por seu turismo cultural, religioso e arqueológico. Mantém como tradição o concerto de sinos e ritual para Quetzalcoatl, entre outros eventos atraentes.

 

https://youtu.be/lwswPveEdpg

 

Popocatepetl

 

Popocatepetl é um dos vulcões ativos mais impressionantes do planeta; abriga uma variedade de florestas, fauna e flora, especialmente adaptados para o meio ambiente.

 

Popocatepetl e Iztaccíhuatl, segundo e terceiro picos mais altos do país, são os ícones de excelência paisagem natural mexicana.

 

https://youtu.be/_vbtc-ME9VM

 

 

Wirikuta

 

Wirikuta é um dos mais importantes locais sagrados naturais dos povos indígenas Wixarika (Huichol), e do mundo. O Wixarika (Huichol) vive em Jalisco, Nayarit e Durango, e é reconhecido por ter preservado sua identidade espiritual e continuar a praticar a sua tradição cultural e religiosa durante milhares de anos. Em Wirikuta se originou a criação das diversas comunidades  de peregrinação.

 

Wixarika permanecem com as peregrinações sagradas de seus antepassados e líderes espirituais. Ocla onde se acredita que é tecida a essência de origen da vida no planeta.  Neste deserto mora Jicuri espírito do cactus peyote que os Wixaritari (Huichol) ritualmente ingerem para receber o "dom da Visão".

 

Território sagrado Wirikuta está localizado no estado de San Luis Potosi. Ela cobre a Serra de Cartorce e Bajio a seus pés. Foi declarada patrimonio mundial, ecológico, cultural e natural, com umaárea de mais de 140.000 hectares.

 

https://youtu.be/J3Oexu_n5ZE

Real de Catorce

 

Esta vila de pedra ainda conserva vestígios de beleza de quem viveu nesse local por mais de cem anos atrás.  Real de Catorce é forjada a partir da cultura mineira e da cultura do Huichol. Histórias de mistérios, misticismo, magias e espiritualidade sentido por cada um de seus visitantes.  A proximidade com Wirikuta, área sagrada  recebe centenas de peregrinos todos os anos. Além disso, sendo uma das áreas mais altas do planalto central tem uma das melhores vistas no país.

Esta aldeia mágica é praticamente dedicada ao turismo, tem sido palco de muitos filmes de Hollywood.

 

https://youtu.be/mE51Fv2GCNo

 

https://youtu.be/YLU5siPwaiY

Guadalajara

 

Guadalajara, capital de Jalisco de berço de alguns dos símbolos da cultura mexicana, como mariachi, tequila e equitação, é a segunda cidade mais populosa e mais importante do México, também conhecida, como "Cidade Roses "," Cidade dos Chafarizes "," Royal City ", mais conhecida como" La Perla Tapatia ".

 

A harmonia entre o desenvolvimento urbano moderno com a arquitetura antiga faz desta cidade patrimonio cultural junto com o  folclore, as tradições religiosas e a sua gastronomia rica e variada.

 

https://youtu.be/JdmO0avzhGE

 

 

 

Tlaquepaque

 

É um dos lugares mais diferentes para passear por suas ruas com mansões. Anteriormente era uma aldeia de cerámicas, agora convertida em galerias de artesanato que podem ser encontradas em todo o México. Lugar  oportuno para degustar uma boa tequila acompanhado de mariachi.

 

https://youtu.be/PDGANfQNzug

Chapala

 

Lago Chapala é um emblema natural do México, localizado principalmente no estado de Jalisco. Este lago é maior do México, repleto de energías espirituais  de seu povo e suas magias que envolve aldeias e montes de origem vulcânica e possue uma vasta flora.

 

Nos tempos antigos, viajantes de Aztlán chegaram no Lago Chapala, várias famílias permaneceram na área e fundaram os primeiros assentamentos, o lago foi chamado Chimaloacán que significa Escudo de Chimalli. Os moradores de Chapala  eram descendentes dos Tecuexes toltecas que foram regidos sob o senhor de Tonalán.

 

Considerado como um dos centros cerimoniais da cultura mais importante Wixarica da nação e até mesmo a associação de povos indígenas da América do Norte, onde é feita referência aos diferentes encontros de continente feitas na ilha dos Scorpions, que os Huicholes consideram a origem da vida.

 

https://youtu.be/N73vcALp0kA

Uruapan

 

Uruapan é a segunda mais importante e populosa do estado de Michoacán de Ocampo cidade. Clima ameno, vegetação exuberante, também é conhecida como a "capital mundial do aguacate” . Também é considerada uma calorosa terra entre o planalto e chapada Purépecha. Uruapan vem da palavra Tarascan "Uruapani" e significa "a flor e fruto de uma planta ao mesmo tempo", que tem sido traduzido como "lugar onde as árvores têm sempre frutas."

 

Uruapan era uma aldeia pré-hispânica habitada principalmente por Purepecha. Atualmente, a cidade tem muitos rios que formam a bacia Tepalcatepec e um clima ameno, florestas exuberantes e belas paisagens. Por causa de sua herança indígena, tem uma grande variedade de expressões culturais, entre os quais artesanato, gastronomia, festas e tradições. Isto além de que também tem uma série de monumentos históricos e atrações naturais, vale a pena visitar.

 

https://youtu.be/wRP6LE1bfMg

Patzcuaro

 

Foi uma das primeiras cidades fundadas pelo Purepecha, também conhecido como Tarascan, por volta de 1300. Seu nome significa "Porta do Céu" e foi o principal centro religioso desta civilização, uma vez que se acredita que aqui subiam e desciam os deuses.

 

Patzcuaro um ar provincial se respira através das casas de paredes brancas e telhados que estão em harmonia com praças e jardins, bem como a simpatia de seu povo. As pessoas têm aproveitado os benefícios dos solos vulcânicos para fazer bela arte popular e o desenvolvimento de pomares e flores, como begônia, representante da cidade, juntamente com buganvílias, rosas, gerânios e outras plantas usadas para fins de cura.

 

https://youtu.be/6vV8NERI_DA

 

https://youtu.be/4hwfgdKlcko

Templo Mayor

 

As ruinas do templo Mayor constituem a grande Tenochtitlan, a capital asteca de magníficos palácios, grandes templos, requinte e riqueza, em que os espanhóis construíram a Cidade do México hoje.

 

Atualmente, eles foram descobertos nas camadas mais antigas da pirâmide onde encontraram uma série de tesouros pré-históricos de grande parte da América como facas de obsidiana, esculturas maias, bolas de borracha sólida, máscaras de jade e turquesa , potes de barro pintados, estatuetas e algumas jóias de ouro de Oaxaca. Hoje em dia demonstram grande conhecimento e continua-se descobrindo novos objetos que podem ser observadas no Museu Templo Mayor localizado ao lado do local.

 

https://youtu.be/Cnm5qXbdsgg

Museu Nacional de Antropologia e História

 

Considerado um dos mais importantes museus do mundo, o Museu Nacional de Antropologia e História na Cidade do México, tem a maior coleção de arte pré-colombiana do planeta, que se distribui por seus 24 quartos temáticos sendo o maior museu da América Latina.

 

https://youtu.be/t3Dlql7FUDo

Teotihuacan

 

Teotihuacan, a zona arqueológica mais visitada. Ela está localizado no Estado do México, no município de San Juan Teotihuacan. Apesar de sua popularidade, a civilização Teotihuacan permanece envolta em mistério, como também é conhecida como a "Cidade dos Deuses" ou "lugar onde foram feitos os deuses". Embora as etnias e habitantes, seu nome original e sua estrutura social permacem e são conhecidos graças aos esforços de restauração e pesquisa arqueológico.

 

Teotihuacan foi o epicentro de uma vasta cultura, que funcionava como divisor de águas para o desenvolvimento político, economico, social e espiritual da Mesoamérica. A beleza do lugar permitiu-lhe ser nomeado Patrimonio Mundial pela UNESCO em 1987. Além dos edifícios pré-hispânicos, há museus, exposições de dança tradicional e várias barracas de artesanato.

 

https://youtu.be/SOFfDBXINyY

 

 

 

 

 

 

 

Roteiro da Viagem