1/5

TEMAZCAL

A “Tenda do Suor” (também chamada de “Temazcal”, “Inipi” ou "Sweet Logde"), é um banho de vapor, porém, com uma profunda conotação espiritual. Os vestígios mais antigos dessa prática se encontram nas zonas arqueológicas dos maias, no México e na Guatemala, mas acredita-se que a tradição é muito mais remota.

Trata-se de uma tradição milenar usada por etnias ameríndias com o objetivo de curar, limpar e purificar o corpo e a mente.

Seu uso através da história tem sido terapêutico como ritual em cerimônias. A sua prática sobrevive graças à tradição oral das comunidades indígenas e, atualmente, devido ao crescente interesse da sociedade contemporânea em buscar uma melhora na qualidade de vida.

Nessa prática, intervêm os quatro elementos: a Terra, onde nos apoiamos; o Fogo, onde as pedras são aquecidas; a Água, colocada sobre elas; e o vapor, representando o Ar. São utilizadas, também, ervas aromáticas e plantas medicinais.

Benefícios


O Temazcal pode ser observado sob dois aspectos: o da saúde do corpo e o espiritualista.

Para a saúde do corpo, o contato com o efeito do calor e a respiração desse vapor aromático fazem a pele suar, relaxando o corpo e desintoxicando-o. Assim, promove a limpeza dos sinos nasais e paranasais, aliviando casos de sinusite, catarros, asma, bronquites e enfisemas, purifica a pele, estimula a circulação e o sistema imunológico. Em razão de seu efeito relaxante, combate a insônia, revigorando e dinamizando os processos mentais. Essa prática é considerada como um coadjuvante no combate ao estresse.

Contudo, é importante observar que a “Tenda do Suor” é mais do que um simples banho de vapor e ervas que nos ajuda a melhorar o funcionamento do organismo. É um espaço onde forças elementares da natureza interagem. 



​Dessa forma, ao adentrar na tenda, entramos em contato com os quatro elementos fundamentais que mantêm a vida em nosso planeta. Isso possibilita a interação com as forças elementares que não são percebidas através de nossos sentidos externos. Ao contrário, focando nossa atenção nos sentidos internos, damos chance a uma interiorização, ou seja, um contato com a nossa verdadeira essência.

 

​​Quem pode/deve fazer a tenda

A princípio, qualquer pessoa. É indicado para quem se sente intoxicado, física ou mentalmente; para pessoas com problemas respiratórios e com dificuldade de relaxamento muscular. Ajuda a vencer os processos de claustrofobia e outros medos.



Pode-se fazer em busca de uma reconexão com seu poder pessoal, para se preparar (motivação) para a realização de algum intento, e mesmo celebrando ou agradecendo por uma realização.

Muitas pessoas também adentram à tenda com o propósito de obter "resposta" ou alento de algum conflito interno.

 

O Temazcal é um ritual aberto a pessoas de diferentes crenças e religiões. Não é necessário qualquer iniciação ou pré-requisito para participar.


Pode-se, inclusive, adentrar à tenda para obter apenas os benefícios físicos, como acontece em alguns resorts e SPA’s.

Essa prática advém de tradições ancestrais que entendiam o ser humano como parte integrante (indissociável) da natureza.

 

SAIBA MAIS

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page