O caminho Vermelho

May 1, 2014

 

 

 

 

Hoje em dia existem tantas explicações e variações sobre o xamanismo quanto, pessoas caminhando sobre a terra. E se você estudar e pesquisar um pouco ficará realmente surpreso e satisfeito com tanto conteúdo que está a sua disposição nesse exato momento. E, talvez, você estude o xamanismo por anos, e até pratique suas teorias, mas provavelmente se você ainda está buscando respostas, é porque pode estar se distraindo pelo caminho. Pode não querer encontrar aquilo que é mais simples do que qualquer teoria dentro desse caminho espiritual e que os povos nativos já encontraram e praticaram essas descobertas durante milênios sobre a terra.
 

É interessante dizer que para esses povos, não existe uma palavra que se refira ao EU como alguém separado. Para a maioria dos povos indígenas não existe EU, somos todos NÓS apenas um único ser, vivendo um sonho dentro do mundo manifesto da dualidade. Para acordar você simplesmente precisa estar disposto a se entregar, e sentir essa entrega como a sabedoria simples e profunda que é nos submetermos e não nos opormos ao fluxo da vida. O único lugar em que podemos sentir o fluxo da vida é o Agora.

 

Isso quer dizer, aceitar o momento presente sem exceções, abandonando a resistência interior daquilo que é. A resistência interior acontece quando dizemos "não" para aquilo que é através do nosso julgamento mental e de uma negatividade emocional. A resistência é a mente. A aceitação daquilo que é, nos religa, nos liberta imediatamente da identificação com a mente e nos reconecta com o Ser. Essa dualidade criada é a raiz de toda a complexidade desnecessária, de todos os problemas e conflitos em sua vida.

 

Dentro do caminho vermelho ou a boa estrada vermelha, que se refere ao modo vida indígena "o amor é um estado do ser". Não está do lado de fora, está bem dentro de nós. Não temos como perdê-lo e ele não pode nos abandonar. Não depende de ninguém, de nenhuma forma de vida, de nenhuma forma externa. Essa é a realização da unidade. Isso é amor. Sentir profundamente a presença sem as viciadas ilusões que estamos tão habituados a alimentar e a sustentar.

 

Entre nesse instante no Agora onde quer que você esteja. Caminhe com a sua verdade dentro de suas escolhas. Assuma as conseqüências de ser quem você é. Viva a plenitude dentro da sua jornada de vida. Que tipo de negociação você pode fazer dentro da consciência? Não podemos atalhar o caminho, não podemos negociar ou driblar a consciência, ela é o olho, o oráculo da verdade e se manifesta independendo das suas vontades. Se eu puder resumir o que é o caminho vermelho, escolho dizer assim:


É o caminho que leva a mente ao coração.


Podemos dizer que é um viver natural, não estar separado de si nem do outro, não delegando ao outro a própria felicidade, assumindo a si mesmo com amor e compaixão, sendo quem se é.


Mas você não entenderá isso se não sentir sua própria experiência dentro do presente, dentro do agora. Serão apenas palavras, palavras de conhecimento que você já está cansado de ler e reler e quando você aplicar na prática da sua vida, a desconexão continua.


Então a resposta nesse texto para "O que é xamanismo?" talvez seja tão simples como apenas se permitir estar em paz, viver em harmonia dentro do presente, viver cada momento aqui e agora sem se preocupar com o que foi, nem com o amanhã, estar aqui nesse instante é um ato de coragem. E ser feliz sendo quem se é.

 

 

 

 

Please reload

 Posts em Destaque

Massagem Nativa ( Xamânica)

April 17, 2015

1/9
Please reload

 Posts Recentes

April 29, 2020

April 25, 2020

April 15, 2020

April 14, 2020

April 6, 2018

June 25, 2017

June 13, 2016

December 10, 2015

November 20, 2015

November 19, 2015

Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por Tags