Lideranças Culturais e Espirituais

 

O povo Huichol representa um dos últimos grupos indígenas do México. Eles continuam a seguir a cultura e as tradições de seus ancestrais pré-Colombianos. Os Huichol vivem na regisão montanhosa de Sierra Madre Ocidental, no oeste do México, onde sua existência isolada é ameaçada pela invasão da civilização moderna.

 

O estilo de vida dos Huichol permaneceu inalterado, do jeito que era antes da chegada dos europeus ocidentais ao México no ano de 1500. A história dos Huichol tem sido preservada pelo The Huichol Center for Cultural Survival and Traditional Arts.

 

O centro reúne obras de arte, bordados, fotografias e entrevistas com membros a respeito de antigos costumes e tradições e quaisquer outros itens que explicam a cultura. A intenção do centro é criar um registro permanente dos Huichol para futuros membros e para o mundo como um todo.

 

 

 

 

A economia dos Huichol é baseada em um sistema agrário. O milho continua sendo o principal cultura, assim como vegetais e frutas. Os membros caçam e pescam como seus ancestrais faziam. Muitos membros abandonam Sierra Madre para trabalharem como imigrantes devido à falta de emprego.

 

O Huichol Center enfatiza a autossuficiência econômica por meio da abertura de lojas no México, para a venda dos trabalhos artesanais do Huichol, incluindo contas para colares e pulseiras. Esse esforço proporciona renda aos membros da comunidade, fazendo com que eles possam recusar empregos que pagam mal fora de seu grupo.

 

A religião, para os Huichol, é centrada no shaman, que recebe de cinco a dez anos de treinamento para servir como sacerdote e curandeiro. Eles conduzem cerimônias no início do verão para a chuva e a plantação das culturas e no fim da época de colheita. A temporada de caça exige outra cerimônia, assim a peregrinação anual ao deserto em busca do peiote, que é uma parte importante da vida dos Huichol. Essa substância alucinógena é usada apenas em cerimônias, de acordo com as antigas tradições.

 

O futuro do povo Huichol está ligado a manter suas tradições e a adaptação a mudança a fim de manter uma agricultura sustentável e pequenos negócios para a geração de renda. O plantio de novas culturas, como a soja, e o marketing do artesanato Huichol fornece meios de sobreviverem economicamente e, ainda assim, manterem sua própria linguagem e religião.

 

O Encontro Mexicanicidade acontece apenas uma vez ao ano.

 

 

 

Viagem  México

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page