Equinócios

 

A palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em março e setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada) é o instante em que metade do corpo solar está acima (ou metade abaixo) do horizonte, e o pôr-do-Sol (crepúsculo) o instante em que o corpo solar encontra-se metade abaixo (ou metade acima) do horizonte. Com esta definição, o dia durante os equinócios têm 12 horas de duração.

 

No Hemisfério Norte o Equinócio da Primavera ocorre no dia 20 de março, e o Equinócio do Outono ocorre no dia 23 de setembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.

 

No Hemisfério Sul é o contrário, o Equinócio da Primavera ocorre no dia dia 23 de setembro, e o Equinócio de Outono ocorre no 20 de março. Estas datas marcam igualmente o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.

 

 

Equinócio de Primavera  (22 de Setembro)

 

A primavera é o nascimento das flores, então é o nascimento da criança.

É época de plantio, de quem gosta de coisas novas.

Inovação.

 

A Primavera chega anunciando o equilíbrio das forças entre o masculino e feminino em tudo o que é vivo e que vibra, é quando se celebra a harmonia que existe na passagem das estações e na seqüência da noite e do dia.

Nesta estação saímos da introspecção que estávamos no Inverno e damos passagem para o florescer e o despertar de nossas vidas e consciências,também é o momento onde a nossa criança renasce. É a chegada da energia abundante que nos faz ver o mundo com outros olhos, quando desejamos abrir novas fontes de criatividade, nos tornar mais otimistas, observadores, apaixonados ou determinados.

Nossos antepassados e seus anciãos respeitavam os momentos de Equinócios e Solstícios pois sabiam que era o mínimo a se fazer em respeito à Mãe Terra e que estes ciclos são importantes para a vitalidade de todos os seres que habitam essa Grande Casa.

 

Equinócio de Outono (20 de Março)

 

O outono é processo que está associado à maturidade. No outono as folhas caem, então representa uma boa estação para avaliar o que se está fazendo da vida, o que é seu e se está carregando coisas dos outros.

É chegada a hora que muitas tradições aguardam: o momento em que temos toda a força do Universo e da Mãe Terra, o Equinócio de Outono. Estamos entrando na 3ª lunação, fato que traz um aspecto muito positivo, dando inicio a um tempo para começarmos uma nova atitude de vida e também novos empreendimentos.Temos o ápice da energia para podermos enfrentar medos, desbloquear a energia presa, quebrar os aprisionamentos de sofrimento ancestral e rever os conceitos e valores de nossa forma de caminhar.

O Equinócio de Outono é o momento em que a Grande Ursa nos convida a entrar no mais profundo da nossa alma para que possamos ver e rever todos os lados da nossa existência física, emocional, mental e espiritual.

 

 

SOLTÍCIOS SAIBA MAIS

 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page