Sinopse do Artista

 

Manoalvim, 58 anos, nascido em Alegrete, Rio Grande do Sul, é artista plástico, licenciado em Artes Cênicas pela UDESC. É professor de teatro no Colégio de Aplicação da UFSC, desde 1993. Homem consagrado pelo Fogo Sagrado de Itzatilatlan do Brasil, é domiciliado em Florianópolis, Santa Catarina, desde 1979, quando iniciou sua atuação profissional em arte.

 

Até 1988, dedicou-se exclusivamente à arte, incursionando pela cenografia no teatro amador de Wilson Rio Apa. Ilustrou 15 obras de literatura, romance, terapias alternativas, poesia e literatura infantil, com destaque aos trabalhos para “Os Vivos e Os Mortos”, Tetralogia “O Povo do Mar”, de Wilson Galvão do Rio Apa, edição da Secretaria de Estado do Paraná e “Cura pela Imposição das Mãos”, de Frei Hugolino Back e Pedro Grisa, 1ª à 7ª edição, ed. IPAPPI, “O Sapo Azul” e “A Sapinha Preguiçosa”, de Regina Carvalho, 2000/2001, edições da autora.

Realizou de 1980 a 2010, 42 exposições e mostras Individuais e participou de 20 exposições/mostras coletivas. Criou e executou o monumento alusivo à Guerra do Contestado, construído em concreto e medindo 6,00m x 3,00 mx 2,00m, na cidade de Irani, SC, em 1984.


A realização deste trabalho deu-se mediante aprovação de projetoapresentado à Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo de SC. A obra tornou-se símbolo desta Guerra,sendo a sua imagem freqüentemente utilizada pelas diversas mídias no Estado de Santa Catarina e documentários relacionados a este fato histórico. Também foi criado um molde para fundição que se encontra m placas instaladas nas cidades onde foram realizados os tratados dos limites consolidados entre Paraná, Rio G. do Sul e Santa Catarina após o conflito histórico.

 

Após a construção do monumento, criou e executou 7 esculturas inspiradas na Guerra do Contestado, entregues aos premiados do 1º TOP DE MARKETING DA ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas) de SANTA CATARINA.

 

Fez direção de arte para o vídeo “ Conceição da Lagoa “ de Bebel Orofino e para o curta metragem “ Victor Meireles – Quadros da História” de Adalberto Penna Filho.

 

Atuou no teatro como diretor, ator, figurinista, cenógrafo e iluminador. A partir de 1988 iniciou Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas tendo concluído em 1992/2, pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. UDESC.
 

Leciona Teatro no Colégio de Aplicação UFSC desde 1993. Ingressou em 2000 no Fogo Sagrado de Itzatilatlan do Brasil, onde realizou Busca da Visão e participou da Dança.

 

Concluiu, em 2001, a obra “TENDA SOLAR – Espaço-Obra-de Arte”, desmontável, itinerante, abrangendo até oitenta e um metros quadrados, contendo obras de arte plástica do autor, onde cria algumas obras; narra mitos ancestrais e atuais das Américas; realiza oficinas em caráter de vivência em Pintura, Teatro e Música e encontros de arte, educação, mitologia comparada e saúde, com estudantes, pesquisadores, educadores, artistas, profissionais da saúde, cultura e arte, viajantes e místicos e onde atende
os visitantes em geral.

 

Em 2002 e 2003 Com a TENDA SOLAR – Cultura Ancestral na América, realizou 7 exposições numa promoção SESC REGIONAL SC / UFSC por 6 cidades do Estado, sendo duas realizadas em Florianópolis.

 

Em 2005, realiza pintura e confecciona altares no círculo cerimonial da Busca da Visão e Dança do Sol em Segualquia, Urubici, SC. 

 

Em 2007, realiza duas esculturas para o Círculo da Dança do Sol em Segualquia, Urubici, SC.

 

Em 2008, recebe o reconhecimento como Artista Consagrado pelo Fogo Sagrado de Itzachilatlan do Brasil através de Haroldo Evangelista Vargas – Ehekateotl.

 

Em 2009, realiza mais duas esculturas para o Círculo da Dança do Sol.

 

Em 2010, recebe o reconhecimento como Homem Consagrado pelo Fogo Sagrado de Itzachilatlan do Brasil, através de Haroldo Evangelista Vargas – EheKateotl.

 

Trabalha em seu estúdio de arte no Círculo do Jasmim, na Barra da Lagoa onde também realiza cerimônias, atendimentos e ensino de Arte Consagrada.

 

Saiba mais: http://arteconsagradafsidobrasil.com.br/

 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page